Confiança do comércio atinge maior nível desde fevereiro de 2019
Cenário de recuperação gradual da economia vem melhorando as expectativas dos empresários do comércio - Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil |
O ICOM (Índice de Confiança do Comércio), medido pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), subiu 1,3 ponto em janeiro deste ano e chegou a 98,1 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos. É o maior nível desde fevereiro do ano passado, quando atingiu 99,8 pontos, conforme os dados divulgados nesta segunda-feira, 27, pela instituição.
Em janeiro, a confiança dos empresários do comércio subiu em 4 dos 6 segmentos pesquisados. O Índice de Expectativas, que mede a confiança em relação ao futuro, e que compõe o ICOM, subiu 3,8 pontos e atingiu 104,4 pontos, maior nível desde março de 2019, quando ficou em 104,7.
Já o outro componente do ICOM, o Índice de Situação Atual, que mede a confiança dos empresários no momento presente, recuou 1,1 ponto e passou para 91,9 pontos. De acordo com o pesquisador da FGV, Rodolpho Tobler, a alta da confiança do empresário do comércio foi influenciada pela melhora das expectativas que voltaram a subir depois de um período de espera dos empresários no final do ano passado.
Sobre o indicador de situação atual que vinha apresentando resultados mais positivos no final de 2019, e que recuou em janeiro, Tobler explicou que essa combinação de resultados mostra que o cenário de recuperação gradual continua ainda dependente de sinais mais fortes do mercado de trabalho e da confiança dos consumidores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário