Mais lidas do mês...

Secretários de Saúde de todo país pedem vacinação contra a gripe

Imunização deve começar em março

Secretários de Saúde de todo o Brasil pediram que a vacinação contra a gripe seja antecipada - Foto:Tânia Rêgo/Arquivo/Agência Brasil
Secretários de Saúde de estados e municípios pediram a antecipação de vacinação contra a gripe, para proteger a população de doenças respiratórias graves. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, se reuniu com secretários de Saúde estaduais e municipais, para tratar sobre a situação do novo coronavírus.
De acordo com Secretária de Saúde de Vigilância em Saúde, a maioria dos 24 suspeitos de coronavírus descartados no Brasil, era de pessoas infectadas por Influenza B. O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, informou que o cronograma de vacinação contra a gripe deve começar no próximo mês.
Além de destacar a importância do início da vacinação, a secretária de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, indicou, inclusive, que pessoas vacinadas podem ser mais resistentes ao nCov 2019, sigla utilizada para o novo coronavírus. Mandetta destacou que ainda não existe vacina contra o coronavírus, mas a imunização ajuda os profissionais de saúde na hora do diagnóstico.
Gestores municipais relataram ainda preocupação com relação a aquisição de insumos. Em algumas cidades já faltam máscaras, aventais, óculos de proteção, sabão para lavar as mãos. E mesmo que se tenha esse material em estoque, caso uma nova epidemia chegue no país será difícil garantir estoque desses insumos que são linha de frente de proteção nas unidades de saúde.
Os secretários de saúde relataram a dificuldade de comprar o material de proteção, seja por causa dos preços que subiram demais, seja por causa da falta de produtos, já que muitos são fabricados na China. O ministro Henrique Mandetta afirmou que uma licitação nacional para baratear o preço dos produtos será lançada em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário