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Xbox: Sony e Nintendo não são as maiores competidoras da Microsoft, segundo Phil Spencer

Amazon e Google seriam os maiores concorrentes na opinião dele





A nova geração de consoles se aproxima, reacendendo certa rivalidade com a chegada iminente dos novos consoles: PlayStation5 e Xbox Series X. No entanto, o chefe da Xbox, Phil Spencer, se diz mais preocupado com Amazon e Google do que Sony e Nintendo.
Em entrevista ao Protocol, Spencer explicou como a Microsoft vê "Amazon e  Google como os principais concorrentes a partir de agora". Isto se deve ao fato de que ambas as empresas de tecnologia possuem uma infraestrutura de nuvem poderosa, que a Microsoft também tem graças à plataforma Azure.
"Não quero ficar em uma briga por formato com [Nintendo e Sony] enquanto Amazon e Google focam em encontrar uma maneira de levar os games para sete bilhões de pessoas ao redor do mundo. No fim, este é o objetivo", disse.
A infraestrutura de nuvem é um negócio de bilhões de dólares liderado por empresas como Amazon Web Services, Google Cloud e Microsoft Azure. Embora a tecnologia de nuvem sirva a muitos propósitos diferentes, como hospedagem de internet, foi incorporada aos games também.

O Google Stadia usa a tecnologia de nuvem da Google para streaming de games, assim como o Project xCloud, da Xbox, com o Azure. Em 2019, Microsoft e Sony anunciaram um acordo, permitindo que as duas empresas trabalhassem juntas e desenvolvessem "futuras soluções de nuvem no Microsoft Azure para suportar os respectivos conteúdos das empresas que usam a nuvem".
O acordo poderia facilitar que a Sony utilizasse o centro de dados do Microsoft Azure para dar força aos próprios serviços de streaming. Há rumores de que a Nintendo também pretende trabalhar com o Microsoft Azure para streaming.
Enquanto Sony e Microsoft estão considerando o iminente lançamento dos próprios consoles, o preço do PlayStation 5 inclusive foi citado recentemente, parece que a Microsoft está olhando para além de hardware e buscando conquistar mais espaço nos serviços de nuvem.
"Isso não é para desrespeitar Nintendo e Sony, mas empresas tradicionais de videogames estão relativamente fora de posição", disse Spencer. "Acho que eles poderiam tentar recriar o Azure, mas investimos dezenas de bilhões de dólares na nuvem com o passar dos anos".

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