Mais lidas do mês...

Cerca de 200 mil pessoas foram vacinadas contra o sarampo no Estado do Rio de Janeiro

Desde o começo da campanha, em janeiro, mais de 370 mil pessoas foram imunizadas no Estado

Campanha de vacinação contra o sarampo vai até 13 de março - Foto: Maurício Bazilio/SES

No Dia D de vacinação contra o sarampo, sábado, 15, 174.797 mil pessoas foram imunizadas no estado do Rio de Janeiro. Os postos municipais abriram das 8h às 17h para atender a população. A Secretaria de Estado de Saúde, além de ajudar na mobilização, reforçou a relevância da vacina e recomendou que os responsáveis levassem as crianças para receberem a dose, única garantia contra a doença. Até o momento, a Secretaria de Estado de Saúde registrou, desde o dia 13 de janeiro, quando a campanha foi lançada, 370.743 pessoas vacinadas contra a doença.
O evento é uma data importante no calendário, pois envolve toda a sociedade em prol da vacinação. A finalidade é reforçar a cobertura vacinal e atualizar a caderneta de vacinação do grupo com maior vulnerabilidade à doença. O esquema vacinal contra o sarampo é oferecido durante todo o ano na rede pública de saúde.
Os principais sintomas do sarampo são mal-estar geral, febre, tosse, coriza e manchas brancas na mucosa oral. A doença também provoca conjuntivite e se caracteriza por apresentar manchas vermelhas que aparecem no rosto e se espalham por todo o corpo. O sarampo é uma doença que passa com facilidade de uma pessoa para outra por meio da fala, tosse e espirro.
Pessoas que apresentarem doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacinação até modificação do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença. Também não é indicado o imunizante a quem recebeu imunoglobulina, sangue e derivados, transplantados de medula óssea, quem apresenta alergia ao ovo e gestantes.
Em Resende, 1.613 pessoas foram imunizadas no sábado. Outras 1347 doses de vacinas previstas pelo SUS contra outras doenças também foram aplicadas ao longo do dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário