Programa Gerador do Imposto de Renda está disponível
Perrazo de entrega do Imposto de Renda 2020 acaba em 30 de abril - Reprodução: Receita Federal
|
Começou o prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2020. Mas como saber se você é obrigado a declarar? São cinco as condições. Preste atenção nas seguintes perguntas:
- Recebeu rendimentos tributáveis ao longo de todo o ano de 2019 maiores que 28 mil 559 reais e 70 centavos?
- Teve uma receita bruta maior que 142 mil 798 reais e 50 centavos relativa à atividade rural?
- Recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, maior que 40 mil reais, tais como poupança?
- Teve algum ganho, ainda que seja em apenas um único mês do ano passado, na venda de bens ou realizou operações em bolsas de valores?
- Em 31 de dezembro, tinha a posse ou a propriedade de bens ou direitos acima de 300 mil reais?
Se sua resposta foi sim para alguma dessas perguntas, então você tem que apresentar a declaração do Imposto de Renda para a Receita Federal este ano. E isso pode ser feito pelo computador pessoal ou por dispositivos móveis como celular e tablets. No caso do computador, você pode baixar o Programa Gerador do Imposto de Renda no site receita.fazenda.gov.br. A partir daí, preencher a declaração e fazer a entrega. O próprio programa tem um tutorial, aquela receita de bolo que ensina tudo.
Ou então preencher, online, diretamente no serviço conhecido como e-CAC, por meio do qual dá pra acompanhar também o processamento da sua declaração. O e-CAC exige o preenchimento do CPF e que você gere um código de acesso. O serviço também fica no site da Receita.
Já se você quer usar seu smartphone ou o tablet, tem que baixar o aplicativo Meu Imposto de Renda. Ele está nas lojas de aplicativo Google Play, na versão para o sistema operacional Android, e App Store, no sistema IOS.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário