Mais lidas do mês...

Diversidade: Mais que um simples modismo


Demorou, mas finalmente as marcas começaram a dar mais valor a esse tema, o que em muito contribui para colocarmos um ponto final em tudo que diz respeito a preconceitos.
Existem diversos tipos de diversidade, no entanto, eles não podem ser vistos apenas como modismo, ou seja, as marcas investirem em campanhas sobre o assunto apenas com o intuito de passar uma imagem de que está ‘antenada’.
Diversidade é a reunião de tudo aquilo que apresenta múltiplos aspectos e que se diferenciam entre si, ex.: diversidade cultural, biológica, étnica, linguística, religiosa, etc.
diversidade cultural são os múltiplos elementos que representam particularmente as diferentes culturas, como a linguagem, as tradições, a religião, os costumes, a organização familiar, a política, entre outros, que reúnem as características próprias de um grupo humano em um determinado território.
Já a biológica ou biodiversidade é a grande variedade de organismos vivos que compreende a fauna, a flora e os micro-organismos da face da Terra. A Floresta Amazônica, a Mata Atlântica e o Pantanal abrigam a maior biodiversidade do nosso planeta.
Diversidade étnica é a união de vários povos numa mesma sociedade. Etnia é um grupo de indivíduos que possuem afinidades de origem, história, idioma religião e cultura, independente do país em que se encontrem.
O Brasil é um país com grande diversidade étnica, sua população é composta da miscigenação de vários povos que juntos formaram uma nova identidade cultural.
Esses exemplos são apenas alguns dos existentes, mas servem para dar uma noção do quanto somos diversos, mas principalmente, o quanto é importante respeitarmos essas diferenças.
Diversidade nas Organizações
Nos dias atuais, sem dúvida nenhuma quando o assunto é diversidade, o meio organizacional é o que mais precisa de transformações.
Aceitar a diversidade não é apenas conseguir lidar com gêneros, cores ou orientações sexuais distintas, mas principalmente respeitar ideias, culturas e histórias de vida diferentes da sua.
Se você ainda não teve essa experiência, como se comportaria em um ambiente de trabalho com pessoas com cultura, raças ou opiniões totalmente diferentes da sua? Como trataria portadores de deficiência ou ex presidiários, por exemplo?


Você sabia que a diversidade nas organizações melhora a competitividade e até a lucratividade das empresas, além de reforçar o respeito entre as diferenças?
Sabia que organizações que investem em diversidade são mais inovadoras e crescem mais rapidamente?
Números da Diversidade no Brasil
  • A ONU afirmou no ano passado que das 16,2 milhões de pessoas vivendo em extrema pobreza no Brasil, 70,8% são afro-brasileiras.
  • Somos o 5º país mais violento para mulheres no mundo, a cada 11 minutos uma mulher é estuprada.
  • De acordo com um estudo realizado pelo Fórum Econômico Mundial, no ritmo atual seriam necessários 95 anos para que mulheres e homens atingissem situação de plena igualdade no Brasil.
  • A cada 23 minutos um jovem negro é assassinado. Apenas 6% dos negros têm diploma universitário.
  • A cada hora um gay é vítima de violência física no Brasil, e a cada 26 horas um gay é morto.
  • A maioria das crianças com Síndrome de Down, passa a infância isolada por não ser aceita nas escolas, jovens não conseguem empregos e idosos ficam em instituições.
Fonte:promoview

Nenhum comentário:

Postar um comentário