Mais lidas do mês...

O macarrão não faz esse mal todo que você imagina, revela estudo



Quando o assunto é alimentação saudável e perda de peso, o macarrão costuma ser considerado um vilão, e as pessoas preferem trocar as massas por opções com menos carboidratos.


Mas um novo estudo sugere que seu prato italiano favorito pode ser apreciado como parte de uma dieta saudável, desde que seja com moderação. Na verdade, quem consome macarrão regularmente até perde peso (embora em pouca quantidade).
Pesquisadores do St. Michael’s Hospital, em Toronto, analisaram os dados de 30 estudos anteriores envolvendo quase 2.500 pessoas que comiam massa em vez de outros carboidratos.
Os participantes envolvidos nos testes comiam 3,3 porções de massa por semana, substituindo outros carboidratos pelos quais normalmente optariam. Dentro dos testes, uma porção equivalia a cerca de meia xícara de macarrão cozido.
Os participantes não só deixaram de ganhar peso, ao longo de 12 semanas, como perderam em média 0,5 kg por pessoa.
Ao contrário da maioria dos carboidratos “refinados”, que são rapidamente absorvidos pela corrente sanguínea, o macarrão tem um baixo índice glicêmico (IG), o que provoca menores aumentos nos níveis de açúcar no sangue do que a ingestão de alimentos com alto IG. A análise, publicada no periódico BMJ Open, focou em pessoas que consomem uma dieta de baixo IG, incluindo massas.
“O estudo revela que as massas não contribuíram para o ganho de peso ou aumento da gordura corporal”, disse o principal autor do estudo, John Sievenpiper, cientista do centro de nutrição clínica e modificação de riscos do hospital. “Na verdade, a análise mostrou uma pequena perda de peso. Portanto, ao contrário das preocupações, talvez o macarrão possa fazer parte de uma dieta saudável com baixo IG”.
Os autores do estudo ressaltaram que esses resultados só associam a massa à ausência de ganho de peso quando ela é consumida como parte de uma dieta saudável e equilibrada, de baixo IG. Eles alertam para a necessidade de mais investigações para determinar se os resultados se estendem ao macarrão como parte de outras dietas saudáveis.
“Considerando as evidências, podemos dizer agora, com alguma certeza, que o macarrão não tem um efeito adverso no peso corporal quando consumido como parte de um padrão alimentar saudável”, disse o Dr. Sievenpiper.
Fonte: Yahoo
Publicado por: Paulo Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário