Você já ouviu falar de canabinoide sintético?
Estruturas produzidas em laboratório, os canabinoides sintéticos são de 80 a 100 vezes mais potentes que a maconha natural, de acordo com especialistas.
"Tem uma molecada que se mete a fazer ciência em laboratório porco. Eles misturam tudo, como quem faz bolo, e o resultado é que as pessoas tomam essas coisas sem saber o que tem ali, nem se foi testado", disse.
Cannabis x canabinoides sintéticos
Apesar do nome parecido com a cannabis – gênero que inclui três variedades diferentes da planta, a sativa, a indica e a ruderalis –, os canabinoides sintéticos são substâncias produzidas em laboratório e usadas para consumo ilícito.O professor da Universidade Clemson, John W. Huffman, foi quem iniciou na década de 90 as pesquisas para a maioria dos canabinoides sintéticos que são usados como entorpecentes nos dias de hoje. Ele criou uma série de estruturas para tentar ajudar no tratamento de HIV, câncer, esclerose múltipla. No final, nenhuma delas foi usada para a medicina, mas passaram para o mercado ilegal das drogas.
São dezenas de fórmulas, algumas proibidas e outras ainda não detectadas. Os traficantes muitas vezes recriam estruturas parecidas, mas com uma pequena parte da molécula diferente, para se esquivar da fiscalização dos governos. No Brasil, a maioria dos canabinoides são proibidos, assim como nos Estados Unidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário