Imagem extraída do Google |
Tudo depende do ritmo circadiano de cada um, diz médica
Cada pessoa tem o seu relógio biológico e precisa de uma quantidade de sono específica. Isto é, a maioria das pessoas descansa após 7h30 ou 8h30 de sono, mas também há quem esteja satisfeito com 4 horas ou precisa dormir mais de 12 horas.
“A liberação dos hormônios funciona de acordo com o ritmo circadiano de cada um”, disse Lucila Bizari Fernandes do Prado, coordenadora do Laboratório de Sono do Hospital São Paulo e do Laboratório de Pesquisa Neuro-Sono, ao site VivaBem, do UOL.
“Claro que existem alterações em torno do comportamento de cada um, mas quem precisa de 12h de sono para repor a energia e dorme apenas 8h, já está sendo privado de sono”, explicou.
Quem geneticamente precisa de apenas 4h de sono por dia não precisa se considerar insone se, no dia seguinte, estiver se sentindo bem. “Mas se você sente sua atenção alterada, tem problemas de memória e acorda cansado, ou você dormiu de mais ou de menos ou tem alguma doença do sono”, alertou a médica. Se apresentar esses sintomas com frequência, pode ser que haja uma privação crônica de sono.
Ou talvez, você precise disso: DORMIR COMO NOVO EXERCÍCIO
Academia oferece "aula de cochilo" para quem se sente cansado
A David Lloyd Club, do Reino Unido, incluiu o “treinamento” em sua grade de horários para provar que o sono pode ser um recurso precioso para quem quer retardar quadros de estresse e melhorar a saúde
|
Com a rotina atribulada dos tempos atuais, as tão indicadas oito horas de sono ficaram em segundo plano para dar lugar a mais tarefas. Não à toa, estresse e cansaço se tornaram diagnósticos recorrentes nos consultórios médicos. Diante desta transformação, uma academia do Reino Unido decidiu tomar uma atitude inusitada: criar uma “aula de cochilo”. Sim, dormir é o novo luxo!
Na prática, o treinamento oferecido pela David Lloyd Club consiste em 15 minutos de alongamentos seguidos de 45 minutos de sono, em uma sala climatizada, paramentada com camas e edredons individuais. E a promessa é de uma melhora efetiva na saúde: “revigorar a mente, melhorar temperamentos e até mesmo queimar calorias”, garantiu um porta-voz do espaço.
Alunos da academia David Lloyd Club dormindo durante a aula de cochilo Imagem extraída do Site (Fonte) |
A justificativa pega carona em uma série de estudos que destacam a importância do cochilo no meio do dia. A parada de 30 a 45 minutos promete aliviar as tensões e ainda revigorar o trabalho cerebral.
É certamente a desculpa que muita gente precisava para se matricular em uma academia e não perder um dia sequer.
Fonte: Notícias ao Minuto e Marie Claire
Nenhum comentário:
Postar um comentário