Sul do Estado é a região com maior índice de raios. |
O Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo. No ano passado, foi registrado no país 78 milhões de raios, segundo o Inpe.
Ainda de acordo com o Inpe, o Sul do Rio de Janeiro é a região que mais cai raios em todo o Estado. A região montanhosa contribui para esse fenômeno.
No mês passado, uma mulher, identificada como Lucilene Carvalho Souza Cruz, foi atingida por um raio, quando a mesma esperava o ônibus para retornar em sua residência, no bairro Campos Elísios, em Resende.Ela sofreu queimaduras na região abdominal e coxas.
No Sul-Fluminense, 14 cidades registraram aproximadamente 15 milhões de raios. Os municípios com maiores incidências são: Valença com 3.552; Rio das Flores com 2.625; Resende com 1.821; Barra do Piraí 1.817; Rio Claro com 1.537; Barra Mansa com 1.382; Piraí 791; Volta Redonda 340; Itatiaia 274; Angra dos Reis 248; Paraty 151; Pinheiral 50 e Porto Real 14.
Porto Real é a cidade com maior incidência por metro quadrado, isto é, a probabilidade de ser atingido por essa descarga no município é três vezes maior. No país, a média de raios por minuto é três, enquanto nesse pequeno município cai 20 por minuto.De acordo com o Inpe.
A melhor maneira de se proteger é evitar ficar embaixo de árvore, desligar tomada de equipamentos eletrônicos, não usar telefone com fio,evitar sair de casa e não ficar em locais abertos, durante a tempestade.
Por Raphael Bruno
Nenhum comentário:
Postar um comentário