![]() |
Cristiano Gonçalves ao centro, Prefeito e Vice tomando posse em 2017 |
O principal articulador político das eleições municipais de 2016, que levou o atual Prefeito de Resende sair vitorioso nas urnas, encerra sua longa trajetória no Partido (DEM), filiado desde 2007, que ajudou a reconstruir depois de crises nacionais e locais.
Cristiano Gonçalves, assumiu o Partido em Resende na sua primeira crise depois que o Ex-Prefeito José Rechuan abandonou a legenda que o elegera. Naquele momento, o Partido perdeu sua representação e sofreu na onda do enfraquecimento que passava o Partido no Estado.
Ao ocupar a Presidência, vivenciar a expulsão do Ex-Prefeito Rechuan e seus apoiadores do Partido, Gonçalves reuniu os membros que restaram e que acreditaram ser possível recolocar novamente o Partido na alta esfera de poder local.
![]() |
Importante encontro onde apresenta o Vice-Prefeito ao líder do Democratas e Ex-Prefeito do Rio César Maia - 2017 |
Conseguiu! O Democratas voltou aos centros das discussões políticas da cidade e Gonçalves, mesmo tendo sido cotado algumas vezes para ocupar a posição de Vice-Prefeito, achando que não era o seu momento, preparou e motivou o empresário Geraldo da Cunha, conhecido como Geraldinho a ser o vice na eleição vitoriosa.
Assim, com vitória apertada do atual Prefeito Diogo Balieiro (PSD na época), e seu Vice-Prefeito Geraldinho (DEM), com apenas 1919 votos de diferença, Gonçalves se consagrou na cidade como um dos melhores articuladores políticos da região.
![]() |
Proferindo Discurso em reunião da Executiva Estadual dos Democratas com Rodrigo Maia (camiseta preta) presidindo a reunião. |
Com isso, ganhou visibilidade além das fronteiras de Resende, o que resultou no convite do Deputado Federal Rodrigo Maia (Presidente da Câmara dos Deputados) a compor o Diretório Estadual do Partido no Rio de Janeiro.
O Partido naquele período, enfrentava uma das suas maiores crises desde que se tornou Democratas, sendo a última delas ainda com o antigo nome de PFL - Partido da Frente Liberal.
Reunião de Prefeitos no início de 2017 para o fomento do Fórum de Desenvolvimento Regional no Gabinete do Prefeito Samuca em Volta Redonda |
Após a posse de Diogo e Geraldinho, Gonçalves ocupou o cargo de Consultor Especial do Gabinete do Prefeito, chegando a representá-lo em importantes reuniões, como a do Fórum de Desenvolvimento Regional dos Municípios do Sul do Estado (Reunião de Prefeitos da região).
![]() |
Gonçalves e Geraldinho no Congresso Nacional (Brasília -DF) ao centro o Deputado Marcos Soares |
Igualmente mostrou sua importância política, quando em viagem à Brasília-DF acompanhado do Vice-Prefeito, intermediou importantes reuniões para trazer investimentos em várias áreas de infra-estrutura para a Cidade.
Mas, ainda no início do mandato aconteceu algo inusitado. Todos estranharam a saída de Gonçalves do Governo depois de apenas 2 meses de nomeação. Muito se falou na época sobre sua saída, mas tratou o assunto com muita discrição, como sempre fez na sua trajetória político partidária.
E agora 12 anos depois, Cristiano anuncia sua saída por conta de que o atual prefeito, numa manobra estadual, entrou para o "seu" Partido (DEM). O articulador político com suas palavras afirmou aos correligionários que "não existe Partido que comporte dois candidatos a Prefeito". Com esta afirmação, ele praticamente anuncia informalmente que é Pré-Candidato a Prefeito de Resende.
Em palanque nas eleições de 2016 pedindo voto para Diogo e Geraldinho |
Nos bastidores políticos, dizem que este posicionamento enfraquece muito o grupo político atual. Cristiano Gonçalves é tido por alguns como o Primeiro Coach Político do Brasil, tem um canal no youtube com aulas de política que já atingiram mais de meio milhão de visualizações. Alguns dizem que este posicionamento dificultará muito a vida do atual Prefeito que quer se reeleger, já que Gonçalves não vai mais estar no seu palanque.
Resta então a pergunta: Qual será o próximo Partido de Cristiano Gonçalves?
Nenhum comentário:
Postar um comentário